37-A Oração Sacerdotal(5/7)


“E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade” (Jo 17:19). 


Podemos extrair dessa oração feita por Jesus alguns elementos que, sem os quais, a oração começa a perder os seus efeitos. Existem coisas que impedem nossas orações e existem coisas que tornam nossas orações eficazes. Sete elementos contidos na oração sacerdotal que caracterizam a oração do justo e estabelecem o genuíno caráter, bem como, o estilo de vida do intercessor: 

5. Coerência e identificação

A coerência é a força do exemplo, a essência do ensino e a autoridade da oração. Deus não espera que sejamos “perfeitos”, mas coerentes. O perfeccionismo e a coerência levam a destinos opostos. O perfeccionismo exalta o mérito pessoal e conduz a orgulho, legalismo, justiça própria e controle. A coerência assegura a dependência em Deus e nos conduz pela estrada da integridade. O grande erro do perfeccionismo reside em uma motivação adoecida pelas feridas emocionais causadas pelo mau uso e abuso da autoridade. O perfeccionismo sempre é caracterizado por uma incoerência entre o princípio e a motivação. 

A coerência do nosso estilo de vida é a grande chave do ensino e do discipulado. O limite do nosso ensino e discipulado não é o que falamos ou até mesmo o que fazemos circunstancial-mente, mas o que somos, ou seja, o nosso caráter. Caráter é aquilo que você é quando não está sendo policiado por ninguém. A melhor maneira de se fazer discípulos é sendo um discípulo. A melhor maneira de gerar pessoas santas, não é pregar sobre santidade, ou cobrar “legalistamente” das pessoas um padrão comportamental, mas simplesmente ser santo. Uma vida coerente com o caráter de Deus é contagiante. Nisso reside um dos grandes segredos do avivamento. 

Avivamento é quando Deus começa a tocar as pessoas através da nossa santificação pessoal. A única pregação coerente de santidade é através do exemplo. Fora isso, podemos correr o sério risco de estarmos ingerindo o fermento dos fariseus e acabar inchados e obesos na nossa carnal compreensão. 

O poder de Deus é sempre liberado através de uma vida coerente. Coerência produz identificação, afetando profundamente nossos relacionamentos. Santidade, não é uma utopia mística e superficial com a qual manipulamos o respeito espiritual dos outros; antes de tudo, fundamenta-se na coerência e na responsabilidade de inspirar pelo exemplo! 

Quando Jesus ora isso ao Pai, revelando uma tremenda faceta do Seu estilo de vida, podemos entender onde a teologia de Pedro estava fundamentada. Pedro foi, não apenas o fruto da oração de Jesus, mas da coerência que Ele praticava. Aquilo revolucionou sua vida. Praticou a mesma coerência, e o milagre que transformou a sua vida estava transformando a vida de outros. Um aleijado de nascença, que tinha como única opção de sobrevivência mendigar, experimentou uma cura extraordinária. Pedro não tinha como receber os aplausos e as honrarias. Estava plenamente convencido que a oração do Justo que mudou a sua vida é que também estava se reproduzindo e mudando a vida daquele homem que jazia à margem da sociedade. Nada poderia impedi-lo de viver de acordo com um estilo de vida que é a senha do milagre! 


Por Marcos de Souza Borges

Oração

Pai, que a minha oração não seja apenas uma linda exposição de palavras que chamam a atenção de quem às ouve, mas seja uma expressão viva da minha própria essência, de uma vida coerente com aquilo que prego. Que minha oração toque os céus a medida que a minha vida toca as pessoas pela Tua santidade revelada em mim, e se revista cada vez mais de autoridade, e tenha o peso da autoridade de quem foi justificado e que vive de fato segundo a justiça de Deus. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor