43-A oração eficaz é impossível sem a ajuda do Espírito Santo

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convem, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rom. 8:26). 


Nenhum ser humano tem inclinação natural para a oração. E ninguém pode orar de maneira eficiente por vontade ou disciplina próprias.  O desejo e a habilitação para orar vêm só por sermos habitados pelo Espírito Santo. Sem Sua assistência integral, simplesmente não conseguimos orar - porque não sabemos como. Paulo escreve: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convem, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rom. 8:26). 

Todas as vezes que vamos orar, necessitamos vincular nossa mente à palavra de Deus: "levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo". Devemos estabelecer nossas mentes sobre as escrituras, buscar Sua face, e confiar no Espírito Santo para nos guiar soberanamente. 

Deve ofender terrivelmente o Espírito de Deus ver um mundo de multidões cegas espiritualmente orando com fervor, enquanto os cristãos continuam negligenciando seu lugar secreto de oração. 

Os muçulmanos aos milhões se ajoelham e rezam em direção à Meca de três a cinco vezes ao dia. Não importa onde estejam, eles ousadamente colocam um cobertor sobre o chão e se prostram, sem se preocupar com o quê os outros pensam deles.

Os judeus em todo o mundo oram e cantam - nos aviões, ônibus, em shoppings - sem se preocupar com o quê os outros estão pensando.

Os católicos no mundo inteiro rezam com têrços, dizem o Salve Rainha e o Pai Nosso, acendem velas para os mortos - nunca se preocupando com o quê os outros estão pensando.

Os monges budistas rezam interminavelmente, girando continuamente rodas de oração. Os Hare Krishnas cantam por horas, até caírem em exaustão. Pagãos se levantam cedo e ficam acordados até tarde, rezando, cantando, tocando sinos - nas esquinas, na frente das lojas, nos templos e mesquitas. Do outro lado da rua de nosso prédio em Nova York, vejo um guru religioso do oriente dando voltas em seu apartamento todas as noites, cantando e rezando aos seus deuses por uma ou duas horas.

No entanto, o Deus único - o único que pode responder orações - continua sendo desprezado. Enquanto o mundo perdido reza fervorosamente aos seus deuses e ídolos, os cristãos evangélicos continuam orando esporadicamente. Nós raramente invocamos o nosso Senhor, ou gastamos tempo com Ele. Contudo, Ele nos ofertou o Seu próprio Espírito para nos ensinar a orar a Ele, para a nossa própria bênção e bem.

Eu lhe faço essa pergunta: você verdadeiramente quer ter uma vida de oração com consistência? Se quer, peça que o Espírito Santo lhe ensine. Ele habita em você, pois foi derramado sobre todos os crentes. Simplesmente submeta-se à Sua direção.

Ele colocará um espírito de gratidão em seu coração. E colocará em você um desejo de orar. Você poderá estar ocupado com algo durante o dia quando, subitamente, uma motivação para orar virá sobre si. À medida que responder à essa solicitação, você encontrará sua língua liberta - e um rio de piedosa oração fluirá de sua alma.

Oração

Espírito Santo, meu amigo e consolador fiel, suscita em mim o desejo de estar na presença do Pai, em oração, todos os dias. Inspira-me a orar por aquilo que está no coração do Pai, e a submeter-me a Tua direção para minha vida. Coloca um espírito de gratidão em meu coração e faz fluir uma torrente de oração do meu espírito. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor