42-Orações Silenciosas

"Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada" (1 Samuel 1.13). 

Erroneamente, achamos que nossas orações não serão eficazes diante de Deus a menos que lutemos com Ele como Jacó, que oremos em voz alta três vezes por dia como Daniel, ou que acabemos exaustos após guerrearmos espiritualmente. É claro, há vezes em que oração fervorosa assim é apropriado. Mas temos de livrar nossa mente da noção de que Deus não vai nos ouvir se não elevarmos nossa voz enquanto oramos.

Essa concepção errônea é uma das razões porque convertidos tímidos, de fala mansa, não desenvolvem o hábito da oração. Eles ouvem cristãos amadurecidos fazendo orações flamejantes, rugindo, falando de tomar os céus pela violência - e se intimidam. Eles pensam: "Nunca vou conseguir orar assim; orar em público me assusta. Espero que nunca me peçam para orar na igreja".

Gwen, minha esposa, e eu nos assentamos para jantarmos com alguns casais cristãos recentemente, e pedi a um dos esposos que orasse agradecendo. Ele rapidamente sussurrou para mim, "Pastor, por favor - peça para outra pessoa". Sei que esse querido irmão ora com freqüência quando está só. Contudo ficou envergonhado em fazer uma oração antes da refeição.

Eu creio que Deus entende isso. É claro que há uma hora para orar alto - para prantear e angustiar, chorar intensamente, elevar nossa voz e não dar descanso a Deus até que responda. Afinal de contas, o próprio Jesus orou em voz alta quando estava no jardim.

No entanto, podemos ter todo esse fervor sem emitir um som. Nossas preces podem ser tão fervorosas, poderosas e eficazes sem elevar a voz. Esse foi o caso de Ana, que orava diligentemente para ter um filho:

"Com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente" (I Samuel 1:10). "Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada" (1:13).

Eli acusa Ana de estar bêbada. Mas essa mulher temente a Deus responde: "Não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor...porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora" (1:15).

Ao derramar a alma perante Deus, Ana não proferiu uma única palavra. Porém sua profunda intercessão e integridade moveram os céus. E o Senhor abençoou essa mulher de oração com um filho - o profeta Samuel, que se tornaria voz piedosa em Israel.

Tal como Ana, às vezes nós também podemos ficar muito fracos, atormentados ou confusos para elevarmos nossas vozes a Deus. Algumas vezes, só conseguimos chorar diante dEle. Eu já estive assim. Muitas vezes me dirigi ao lugar secreto de oração com tanto esgotamento, sofrimento, tanta exaustão e depressão, sem saber o que fazer, que nada tinha a oferecer ao Senhor. Eu só conseguia me sentar em Sua presença e dizer, "Por favor, Deus - me abrace. Preciso de Ti".

Davi descreve essa experiência no Salmo 6:

"Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor" (6:1). Os problemas de Davi eram tão terríveis, que ele se convenceu de que Deus estava zangado com ele, e o castigava severamente devido a algum pecado oculto.

"Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados" (6:2). A situação de Davi era tão grave, que enfraqueceu seu corpo, e confundiu sua mente.

"Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, Senhor, até quando?" (6:3). Davi não conseguia entender porque estava levando tanto tempo para que Deus o livrasse. Ele clama: "Senhor, quando Tu vais me tirar dessa situação?".

"Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos de mágoa se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários" (6:6-7). Davi estava tão atormentado pelo sofrimento atroz, que chorava a noite inteira, sem conseguir dormir.

Finalmente, Deus trouxe a Davi uma revelação. Ela o inspira tanto, que ele se levanta e ordena que seus inimigos demoníacos fujam: "Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniqüidade, porque o Senhor ouviu o meu lamento" (6:8).

Como Davi foi capaz de receber essa revelação? Ela veio porque Deus ouviu o seu choro: "o Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolhe a minha oração" (6:9). Cada lágrima de Davi era uma prece, cada gemido era sua voz elevada ao alto. E o nosso Senhor é fiel para ouvir o clamor de todos que O invocam.


Oração

Pai, sei que me ouves, mesmo no meu silêncio, quando me faltam palavras para me expressar diante de tudo que parece provar o contrário. Dá-me graça para manter-me perseverante em oração esperando pela tua providência. Cobre-me com Teu amor e com a Tua paz, e enche-me da Tua alegria que é a minha força para seguir em frente. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor