39-A Oração Sacerdotal(7/7)


Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim” (Jo 17:23). 


Podemos extrair dessa oração feita por Jesus alguns elementos que, sem os quais, a oração começa a perder os seus efeitos. Existem coisas que impedem nossas orações e existem coisas que tornam nossas orações eficazes. Sete elementos contidos na oração sacerdotal que caracterizam a oração do justo e estabelecem o genuíno caráter, bem como, o estilo de vida do intercessor: 

7. Espírito de unidade

Unidade é a chave da revelação do evangelho e do amor do Pai ao mundo. A unidade expressa, não apenas a santidade da trindade, como também, a perfeição de Deus. Ela está inerentemente embutida na natureza divina e precisa ser enxertada na natureza da Igreja. A unidade, além de ser a chave para a revelação do Salvador ao mundo, é também, a chave para a revelação e a convicção do amor do Pai. Jesus está dizendo que o mundo só vai conseguir acreditar de fato no grande amor de Deus, quando esse amor for praticado pela Igreja através da unidade. A unidade libera a presença de Deus, que alcança os perdidos, liberta os cativos e solta os prisioneiros da morte. 

Unidade não se baseia apenas no número de pessoas reunidas, mas no nível de concordância que está sendo praticado por essas pessoas na oração. Ou seja, a Igreja destranca os portões do inferno através da concordância e da unidade. A concordância da Igreja estabelece uma conexão entre o mundo físico e o espiritual, afetando a realidade nesses dois planos. A chave que abre os portões da morte é a própria Igreja em concordância, configurada através de um perímetro de unidade. Essa é a chave que Jesus deseja colocar em nossas mãos que nos permitirá avançar saqueando o inferno. 

Nossa luta não pode ser direcionada para uma concorrência denominacional, mas contra Satanás e suas hostes. A principal força-tarefa de todo principado territorial é produzir divisão e inimizade entre líderes e denominações. É dessa forma que a Igreja perde a chave que determina o seu avanço. Quando pastores e líderes de uma localidade interdenominacionalmente se reúnem para orar, confessar os seus pecados e os pecados da Igreja, um ambiente de concordância e autoridade é estabelecido. Consequentemente, a confissão dos pecados territoriais e a intercessão como corpo unido passam a destrancar os portões do inferno. O inferno dá lugar ao Reino dos Céus no coração das pessoas e no ambiente espiritual daquele território! Assim como Neemias e os líderes da sua geração fizeram, muramos nossa cidade garantindo a proteção espiritual da sua população. Consequentemente vem uma grande colheita como resultado de um empenho evangelístico. 

Por Marcos de Souza Borges

Oração

Pai, a igreja precisa entender a necessidade que ela tem de se mover em unidade, pois é através deste princípio que ela exerce seu ministério em força máxima, e consegue cumprir sua missão com sucesso na terra. Minha oração é que o Senhor traga revelação sobre a liderança e sobre toda a igreja da necessidade de revermos estes princípios e voltarmos ao centro da Tua vontade; que  a oração sacerdotal de Jesus se cumpra nestes dias, e o teu povo experimente um poderoso avivamento de unidade, e o mundo tenha uma revelação poderosa e clara do teu amor através da igreja. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor