38-A Oração Sacerdotal(6/7)


“Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim” (Jo 17:20). 


Podemos extrair dessa oração feita por Jesus alguns elementos que, sem os quais, a oração começa a perder os seus efeitos. Existem coisas que impedem nossas orações e existem coisas que tornam nossas orações eficazes. Sete elementos contidos na oração sacerdotal que caracterizam a oração do justo e estabelecem o genuíno caráter, bem como, o estilo de vida do intercessor: 

6. Visão e Esperança

A visão determina o alcance da oração e o teto espiritual da nossa fé. Quando abordamos sobre a objetividade, Jesus foi tão específico e pessoal em relação aos seus discípulos, que até pode dar a impressão de que Ele tivesse orado muito pequeno. A declaração: “Não rogo pelo mundo” , pode sugerir momenta-neamente que Jesus, talvez, não tivesse uma visão abrangente do mundo, das nações e das gerações. Porém, quando chegamos nesse ponto, percebemos que Ele orou, não só por aquela geração que foi alcançada pelos seus discípulos, como também, por todas as outras.

Na verdade, Ele não apenas orou pelo mundo inteiro, como pelo futuro do mundo. Percebemos sua visão expandindo-se ilimitadamente além daquela responsabilidade objetiva que Ele tinha em relação aos seus discípulos. Temos aqui uma extraordinária declaração de fé. A visão de Jesus fez sua oração ultrapassar seu mundo contemporâneo e atingir todas as gerações vindouras. 

Visão e esperança significam fé no futuro, fé no crescimento e na ação progressiva das promessas de Deus. Assim sendo, a operacionalização do princípio da fé na oração se baseia no alcance da visão. A visão estabelece a estatura da fé. Essa é a lei da visão. A fé, por definição, jamais ultrapassará os limites estabelecidos pela visão. A visão determina o tamanho espiritual da fé. Se a sua visão é seu bairro, essa é a sua fé. Se a sua visão é a cidade, da mesma forma, essa é a dimensão da sua fé. Se a sua visão se estende às nações, com certeza você irá romper essas fronteiras pelo poder da fé. Algum dia, essa esperança há de se cumprir. Portanto, sem visão e esperança, a fé é abatida e a vida espiritual acaba tornando-se enfadonha, irresponsável e medíocre.  


Por Marcos de Souza Borges

Oração

Pai, dá-me visão e esperança na oração para que possa ir além de mim mesmo, de minhas próprias necessidades. Que minha visão na oração alcance objetivos maiores e contribua com os teus propósitos. Assim como Jesus via o futuro com esperança, e orou pelos seus discípulos e por aqueles ainda haveriam de crer nele, e isso já incluía a minha vida,  que minha oração também possa ir além de mim mesmo, de minhas necessidades pessoais e possam alcançar as nações, contribuindo assim com os objetivos de Deus para com a sua criação. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor